Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A COPA (I)

Convocação feita. Lista pronta. Eles foram chamados por mérito, lobby, indicação, exigência, enfim, os atletas estão definidos. A "festa" está pronta. Há anos,se a Copa do Mundo de Futebol FIFA fosse aqui no Brasil, talvez em 1982, eu não dormiria mais a partir de agora de tanta ansiedade. Em 86 também não. Passaria meus tempos livres nas quadras do Conjunto IAPI jogando "pelada" e sonhando em ser jogador. Tentaria como um louco completar meu álbum ping pong de figurinhas e lamentando o Reinaldo fora da convocação final.

Mas o tempo passou. Muita coisa mudou. Muita coisa, contudo, evoluiu também no mundo do futebol. Do esporte. Na Europa, por exemplo. Talvez nem tanto aqui no Brasil. Nos países subdesenvolvidos. Por aqui o povo cada vez mais passivo e observador acompanhou a decisão há anos que o país seria a sede da FIFA. 

Nada ocorreu. Continuou-se a vida. E começou a corrida em busca da Copa novamente em solo brasileiro. Muitos absurdos inexplicáveis aconteceram. Investimentos colossais em estádios pelos brasis afora. Dinheiro público, privado, enfim, uma vitamina de investimentos. Aos trancos e barrancos a coisa ficou pronta. Sim...ficou.

Mas,se de um lado a copa traz uma certa alegria ao país do futebol, por outro revela o lado negro da sociedade canarinho. Os hospitais continuam ruins. As escolas públicas ruins e as particulares caríssimas! Falta saneamento básico. Falta emprego e salário de qualidade. Falta gente para gerir os bens e recursos públicos. Falta cuidar das crianças de Pelé. Falta honestidade. Falta vontade política e também vontade da sociedade. Falta amor. Falta caridade. Falta não fazer a falta.
É tanta falta que já sairia no começo do jogo um cartão vermelho para o Brasil. (continua...)

Nenhum comentário: