Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Esperança do Campeonato Mineiro está em sua história


Vamos  comentar sobre o histórico e, quase centenário, Campeonato Mineiro.
A primeira competição oficial de futebol em Minas Gerais aconteceu em 1915, organizada pela então Liga Mineira de Esportes Terrestres, atual Federação Mineira de Futebol (FMF). O primeiro campeão mineiro foi o Atlético. O América, vice no primeiro, conquistaria então 10 títulos seguidos, de 1916 a 1925, fato marcante na história do clube com direito a espaço no hino da instituição!

Depois da hegemonia do América, em 1926 surge a primeira polêmica envolvendo Atlético e Cruzeiro: de quem foi o título? Deixo a discussão para as sagradas mesas dos bares da vida! A história se desenha desde então entre Cruzeiro (na época Palestra Itália) que venceria de 1928 a 1930, Atlético, América e Vila Nova que se destacaria partir da década de 30. Ressalto que, apenas o Siderúrgica, Ipatinga e Caldense foram capazes de se sagrarem campeões e quebrarem uma vez, ao longo de quase 100 anos, a hegemonia de Atlético, Cruzeiro, América e Vila (que conquistou o último mineiro há 61 anos).

A competição se tornou profissional em 1933 e a meta da FMF deveria ter sido torná-la cada vez mais competitiva e atrativa. Mas, apesar da tradição, o Campeonato Mineiro causa polêmica ao se discutir a qualidade dos jogos atuais frente ao futebol competitivo de outros eixos como Rio e São Paulo. Hoje a competição, apesar de todo investimento envolvido, deixa a desejar. Talvez a solução seja uma nova fórmula, uma fase inicial regionalizada e uma fase final por pontos corridos com menos times.

O último clássico América x Atlético foi um amostra disso. Galo venceu por 2 x 1 de virada num jogo fraco pela sua tradição. O time tem a responsabilidade de representar junto com a Raposa, os mineiros nas competições nacionais da primeira divisão. Mas, o que se observa por exemplo no Galo é um time ainda desorganizado. Alguns questionamentos permanecem na cabeça do torcedor como o banco imposto a Felipe Souto; a insistência em Richarlyson como lateral; as fracas atuações do jogador Mancini e a falta de um camisa 10 para o time.

Vamos aguardar a reta final da competição. Existe uma linha tênue entre a realidade e a ilusão que o Campeonato Mineiro pode apresentar para o torcedor em seu resultado final. Espero que Atlético, Cruzeiro e América estejam realmente se preparando para conquistar títulos em 2012. O torcedor mineiro merece muito mais!

Nenhum comentário: